Você conhece kakie? Você pratica?
Kakie カ キ エ é um dos exercícios extremamente úteis do karate de Okinawa, presente em escolas de várias linhagens, incluindo aquelas tipicamente classificadas como “Shurite”, “Tomarite” ou “Nahate”. No entanto, há muita confusão, equívoco e até mesmo desacordo entre os praticantes experientes sobre esse tipo de treinamento. Eu tenho tido contato com os ensinamentos de muitas linhagens e pontos de vista diferentes sobre kakie ao longo dos anos, e estudei extensivamente tanto na teoria quanto na prática, envolvendo aspectos históricos, táticos e técnicos (biomecânicos).
Agora, para contribuir com a comunidade, quero compartilhar alguns pontos importantes que aprendi a respeito:
- Kakie está relacionado a kakete 掛 け 手 e kakedameshi 掛 け 試 し, mas cada um desses conceitos é uma coisa diferente.
- Kakie não é um tipo de sparring ou luta, mas envolve testar a si mesmo contra um parceiro. É principalmente um teste de fundamentos da técnica e não tanto de força física ou mesmo de velocidade. Ataques e respostas podem ser adicionados ao exercício, mas não são necessários.
- Ele ensina sensibilidade tátil e conexão; alinhamento estrutural; equilíbrio postural dinâmico; transferência de energia e outras qualidades técnicas relacionadas. Está totalmente relacionado com a aprendizagem da aplicação de chinkuchi チンクチ e utilização de gamaku ガマク.
- Existem algumas típicas “padrão” de exercícios de kakie, e um grande número de variações pode ser usado para colocar mais ênfase em técnicas específicas.
Como mencionado acima, muitas escolas ensinam kakie, mas com frequência o treinamento é diferente dependendo da escola. Os pontos acima estão entre os que achei historicamente precisos e tecnicamente relevantes na minha própria jornada de treinamento e estudo.
Da mesma forma como acontece com muitos outros tipos de rotinas de treino tradicionais (como kihon undou 基本運動 ou mesmo kigu hojo undou 器具補助運動), hoje em dia os praticantes às vezes podem treinar kakie mais por mera repetição, mas sem a compreensão adequada dos objetivos e benefícios da prática, e sem obter esses benefícios. Não é fácil captar como o kakie realmente deve ser praticado apenas assistindo a vídeos, e às vezes os vídeos não representam o kakie com clareza. No entanto, o kakie é um tipo de exercício extremamente benéfico e os praticantes devem estudá-lo profundamente para obter melhor entendimento, obter todos os benefícios e repassá-los aos alunos.
Kakie é uma parte importante do currículo do Muidokan Karate Kenkyukai, e eu ensino mais a respeito em aulas regulares e seminários. Trata-se de um exercício que acrescenta muito em termos de técnica funcional aos praticantes interessados no karate antigo ou em luta de autodefesa.
O que você pensa sobre kakie? Você já praticou kakie antes? O kakie da sua escola tem características semelhantes às descritas acima? E quanto às diferenças? Você gostaria de aprender mais a respeito?
Bom treino a todos!
Pingback: ARTIGO | Kake-Kumite/Kakedameshi: A forma original de confronto livre do Karate
Pingback: Kake-Kumite/Kakedameshi: A forma original de confronto livre do Karate
Pingback: Conceitos técnicos fundamentais do karate antigo – Muidokan Karate Kenkyukai